cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

MERCADO

SEAT Leon eleito Carro do Ano e Híbrido do Ano

O novo SEAT Leon foi distinguido como “Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021” na 38.ª edição desta iniciativa, tendo recebido também a distinção de Híbrido do Ano com a sua versão 1.4 e-HYBRID 204 CV DSG. Após um alargado período de testes, o vencedor deste troféu anual, escolhido entre 24 modelos a concurso por um júri composto por 20 jornalistas, é apurado tendo em conta o significativo avanço tecnológico no âmbito do mercado automóvel nacional, o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução. Na atribuição do troféu 2021, Teresa Lameiras, diretora de marketing e comunicação da SEAT em Portugal, destacou o novo modelo Leon como sendo “um dos pilares da marca, o melhor Leon de sempre, agora conectado e eletrificado”, acrescentando que com estes prémios a marca vê reconhecida “a qualidade e oferta ajustada ao nosso mercado, não só da gama Leon, mas também a excelência da sua versão 1.4 e-HYBRID 204 CV DSG”, versão que se distinguiu, no meio de vários concorrentes, como Híbrido do Ano.

269379_Volvo_Cars_and_Plugsurfing_offer_

LEGISLAÇÃO

Incentivo 2021 à aquisição de um veículo elétrico

Foi já publicado em Diário da República o despacho governamental que regulamenta a atribuição do chamado “incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões” referente a 2021. Reafirmando a aposta no fomento da mobilidade elétrica, foi assim aprovado o orçamento do Fundo Ambiental para este ano que vai continuar a financiar a aquisição de veículos 100% elétricos. A dotação global mantém-se nos 4 milhões de euros, prevendo agora a atribuição de um incentivo de 3 mil euros às pessoas singulares que optem pela compra ou locação financeira (com duração mínima de 24 meses) de um automóvel ligeiro de passageiros 100% elétrico novo, desde que o custo final de aquisição não ultrapasse os 62.500€, sabendo que para este ano está prevista a atribuição de um número máximo de 700 incentivos e que as empresas deixam de estar entre os beneficiários deste apoio. Outra novidade tem a ver com o valor do incentivo destinado à introdução no mercado de veículos ligeiros de mercadorias de motorização 100% elétrica, que sobe para os 6 mil euros, embora reservado apenas às primeiras 150 candidaturas, num máximo de 1 incentivo por pessoa singular e de 2 incentivos no caso de pessoas coletivas. O valor restante do orçamento 2021 é destinado a incentivar a compra de bicicletas (elétricas e convencionais), bicicletas de carga (elétricas e convencionais) e motociclos e ciclomotores 100% elétricos. O formulário de candidatura pode ser acedido no site do Fundo Ambiental:

https://www.fundoambiental.pt/incentivo-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx

P90405974_lowRes_the-first-ever-bmw-i.jp

LANÇAMENTO

BMW Portugal promove evento musical

para apresentar o iX3

A BMW prepara-se para apresentar ao som da música um dos maiores lançamentos do ano em Portugal: o novo iX3, o primeiro veículo 100% elétrico da gama X da BMW e que faz do X3 o primeiro modelo da marca a estar disponível com motor de combustão interna, motor híbrido plug-in ou motor totalmente elétrico, permitindo assim ao cliente escolher a motorização que melhor se adequa à sua utilização. E para celebrar esse importante lançamento a BMW Portugal promove a 18 de março, a partir das 21h30, o “BMW Music Experience”: um evento inédito, que vai incluir concertos online de Marisa Liz, Carlão e Carolina Deslandes, apresentado por Rui Unas e transmitido a partir do Capitólio num formato inteiramente digital. As inscrições para assistir ao “BMW Music Experience” são gratuitas (mas com vagas limitadas) e podem ser feitas na plataforma online www.bmwexperiences.pt. A par do evento, a BMW Portugal vai lançar na sua página de Instagram, entre os dias 18 e 21 de março, um passatempo muito especial para todos os que assistirem ao “BMW Music Experience”, com o vencedor a ganhar um fim de semana com estadia para 2 pessoas num hotel em Portugal Continental e ao volante do novo iX3.

helena braga - portal .jpg

ENTREVISTA

Prof. Maria Helena Braga

Professora Associada no Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a investigadora portuguesa Maria Helena Braga é um dos nomes cujos estudos levaram ao desenvolvimento da chamada “glass battery”: uma nova geração de baterias elétricas que recorre a um eletrólito sólido (o vidro) em vez de líquido, e que está hoje na primeira linha dos avanços tecnológicos que prometem revolucionar a utilização das baterias nos veículos elétricos. Em entrevista à edição de março da BlueAuto, a cientista portuguesa fala das vantagens anunciadas por estas novas baterias de estado sólido e antecipa quando deverão chegar ao mercado, numa entrevista absolutamente a não perder, que pode ser lida na íntegra aqui:

https://issuu.com/blueauto/docs/ba_41

TECNOLOGIA

ID. Buzz vai ser o primeiro Volkswagen

com condução autónoma

Considerada uma contribuição importante para a mobilidade futura e para a segurança rodoviária nas cidades, a introdução de sistemas autónomos para utilização no tráfego automóvel está já a ser preparada na Volkswagen Veículos Comerciais, que investiu na empresa especializada em plataformas de software Argo AI tendo como objetivo o desenvolvimento rápido e consistente da condução autónoma, bem como a sua utilização comercial em zonas urbanas. Testes dinâmicos estão já em curso na Alemanha e a sua aplicação prática poderá mesmo estar para breve (ano 2025): “Em meados desta década os nossos clientes terão a oportunidade de ser conduzidos ao seu destino em veículos autónomos, em cidades selecionadas”, confirmou recentemente Christian Senger, diretor do departamento de condução autónoma do grupo automóvel alemão. Outra novidade agora revelada é que os veículos desenvolvidos pela Volkswagen Veículos Comerciais nos quais o sistema de condução autónoma da Argo AI vai ser usado são produzidos com base no futuro modelo 100% elétrico ID.Buzz, a anunciada reinterpretação moderna do clássico “pão-de-forma”, que tem estreia mundial agendada para o próximo ano e que estará disponível tanto como veículo de passageiros como numa versão comercial.

VÍDEO

As cores do Nissan ARIYA

Prestes a chegar ao mercado (as pré-reservas para Portugal vão ter início no verão, com a entrega das primeiras unidades prevista lá mais para o final do ano), o ARIYA não é só um novo modelo com motorização 100% elétrica, inaugurando também aquilo a que a Nissan chama “uma nova era elétrica” para a marca japonesa. Em mais uma demonstração da importância do ARIYA na gama Nissan, o fabricante desvenda agora novas “cores tecnológicas” concebidas para este seu novo modelo – uma paleta personalizada de opções de cores “premium” e futuristas inspiradas na tecnologia avançada do ARIYA, apresentadas neste vídeo promocional:

https://youtu.be/3dpkeO1XVGc

digital-1920x1080-side.jpg

NOVOS MODELOS

EV6: Kia desvenda novo modelo elétrico

A Kia Corporation acaba de revelar as primeiras imagens oficiais do “EV6”, o seu primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) concebido com base na nova plataforma modular E-GMP e também o primeiro a adotar a nova nomenclatura “EV” da marca: todos os novos BEV com plataforma dedicada da Kia começarão com o prefixo “EV”, permitindo que os consumidores possam identificar mais facilmente quais são os produtos totalmente elétricos da marca; este prefixo será sempre seguido de um número, que corresponderá à posição do veículo na gama. Desenvolvido sob uma nova filosofia de design, que materializa a mudança de foco da Kia para a eletrificação, o EV6 vai surgir como um modelo de silhueta distinta, com linhas vincadas e detalhes de alta tecnologia. Desenhado e fabricado para materializar o novo slogan da Kia, “Movement that inspires”, o EV6 fará a sua estreia mundial no final do primeiro trimestre deste ano.

banner-41.gif