cabeçalho_newsletter.jpg

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

CARREGAMENTO

Veículos elétricos: Oeiras é o primeiro município

do país com um posto ultrarrápido

Foram inaugurados esta sexta-feira, 11 de dezembro, em Oeiras 3 novos pontos de carregamento para veículos elétricos, entre eles o primeiro posto ultrarrápido da rede pública nacional: neste PCUR de 160 kW (localizado no parque de estacionamento da Praça 25 de Abril, em Algés, e operado pela Galp) passa a ser possível carregar 200 quilómetros de autonomia em apenas 14 minutos nos veículos com capacidade de potência mais elevada. Assinalando o início de uma nova rede de mobilidade elétrica no concelho de Oeiras, esta inauguração faz parte de um total de 59 novos pontos de carregamento que estão a ser instalados por todo o concelho, alguns deles ultrarrápidos, os primeiros do país com estas características. O investimento é totalmente assegurado pelos dois concessionários vencedores do concurso público: Galp e Mobilectric. Esta rede terá a possibilidade de carregar até 80.000 km/dia e traduz-se na substituição de combustíveis fósseis equivalentes a 5.662 litros de gasóleo e 6.471 litros de gasolina. “Trata-se da mais completa, abrangente e moderna rede de carregamento de veículos elétricos, apostando em tecnologia de ponta pioneira no país”, diz a Câmara Municipal de Oeiras, com o seu Presidente, Isaltino Morais, a lembrar que esta iniciativa cumpre uma promessa eleitoral, colocando o município na vanguarda da tecnologia ambientalmente sustentável. Reconhecido como um concelho de excelência na área da Tecnologia e Inovação, o município de Oeiras tem vindo a afirmar-se também na mobilidade elétrica, no âmbito de uma estratégia para as “smart cities”.

NOVOS MODELOS

Hyundai Motor apresenta vídeo teaser do IONIQ 5

A Hyundai Motor Company revelou um vídeo teaser para o IONIQ 5, o primeiro modelo da nova marca IONIQ, a ser lançado no início de 2021: intitulado “The New Horizon of EV”, este vídeo de 30 segundos inspira-se nos novos detalhes de design do IONIQ 5, ainda por revelar, permitindo antever pixéis e pontos que convergem num espaço em branco, representativo daquilo que o fabricante promove como “uma nova era EV”. O teaser visa antecipar e despertar a curiosidade sobre o IONIQ 5, evidenciando três “extras” oferecidos por este modelo totalmente novo: “Extra Power for Life” chama a atenção para a capacidade de carregamento bidirecional “vehicle-to-load” (V2L) do IONIQ 5; “Extra Time for You” destaca a sua capacidade de carregamento rápido; e “Extraordinary Experiences” dá dicas sobre a vasta gama de funcionalidades dos veículos elétricos que serão anunciados em breve. A divulgação do vídeo surge na sequência do anúncio da Hyundai, em agosto, de que irá lançar a marca IONIQ, dedicada a veículos elétricos, na tentativa de se tornar um dos principais fabricantes de veículos elétricos do mundo. Sob a signa IONIQ, a Hyundai lançará, no início de 2021, uma gama de EV’s, onde se inclui o IONIQ 5, um CUV; o IONIQ 6, um sedan; seguidos do IONIQ 7, um SUV. Baseado no concept-car “45” da Hyundai, o IONIQ 5 será o primeiro modelo acoplado à recentemente revelada Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), uma arquitetura dedicada a veículos elétricos a bateria (BEV). Veja o vídeo aqui ao lado...

20a0245-001.jpg

ELETRIFICAÇÃO

Daimler acelera transformação

rumo à eletrificação e digitalização

O Conselho de Supervisão da Daimler AG aprovou o plano de negócios para 2021-2025. O investimento previsto pelo construtor alemão para esse período ultrapassa os 70 mil milhões de euros, sendo a grande fatia deste valor destinada à divisão Mercedes-Benz Cars. E uma das medidas confirmadas no plano de investimentos agora aprovado é a contínua transformação da Daimler e da sua divisão automóvel rumo à eletrificação e à digitalização. Além do apoio concedido pelo Conselho de Supervisão da Daimler AG ao rumo estratégico da empresa para os próximos anos, a Administração e a Comissão de Trabalhadores chegaram também a acordo para a criação de um fundo de transformação no valor de mil milhões de euros e com um prazo até 2025: este montante adicional aos investimentos planeados será utilizado principalmente para promover o desenvolvimento de futuras tecnologias e para salvaguardar os postos de trabalho durante o processo de transformação nas fábricas alemãs.

ZOE_Z.E.50.jpg

MERCADO

30% dos carros novos vendidos em novembro

foram modelos eletrificados

Os dados são da Associação Automóvel de Portugal (ACAP): dos 11.808 veículos ligeiros de passageiros matriculados no último mês de novembro (-28% comparativamente ao mês homólogo de 2019), 4.151 (35,2%) foram carros a gasolina; 3.814 (32,3%) a diesel; 1.498 híbridos plug-in (PHEV); 818 elétricos a bateria (BEV); e 1.232 híbridos eletrificados (HEV). Ou seja, somando as motorizações eletrificadas foram 3.548 os automóveis novos vendidos em novembro 2020, o que equivale a um share de mercado recorde: em conjunto, as vendas de BEV + PHEV + HEV representaram mais de 30% do total de veículos ligeiros de passageiros matriculados em Portugal. No acumulado do ano, num mercado em forte queda (-36,4% face ao ano passado), as motorizações tradicionais continuam a perder terreno para as motorizações alternativas: 45,3% dos 130.923 ligeiros de passageiros novos vendidos entre janeiro e novembro são carros a gasolina e 33,4% carros a gasóleo, enquanto os motores eletrificados já chegam aos 20% das vendas totais. Entre os modelos elétricos recarregáveis, os híbridos plug-in ganham cada vez mais importância, representando já a mesma quota de mercado (7,5%) dos híbridos não recarregáveis; os modelos 100% elétricos alcançaram no último mês o seu melhor resultado de vendas desde o início da pandemia e são agora 5,1% do mercado.  

NOVOS MODELOS

Toyota revela planos para novo SUV 100% elétrico

A Toyota vai apresentar nos próximos meses um novo modelo SUV 100% elétrico: tendo como base a nova plataforma da marca dedicada a veículos elétricos, denominada e-TNGA, esta novidade será, diz o fabricante japonês, um primeiro passo no lançamento de uma nova gama de produtos 100% elétricos a bateria. Graças ao design inteligente, a nova plataforma anuncia-se altamente versátil e facilmente adaptável a uma variedade de diferentes produtos, podendo ser usada em futuros modelos de tração dianteira, traseira ou às quatro rodas, bem como com várias capacidades de bateria e motor elétrico. O modelo BEV agora revelado ainda não tem nome conhecido, sabendo-se apenas que se trata de um SUV 100% elétrico de tamanho médio. Mais detalhes serão anunciados nos próximos meses, promete a Toyota.

Screen shot 2020-12-11 at 4.33.22 PM.png

EVENTO

ENVE 2021 em junho na Figueira da Foz

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) revelou que o próximo ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos terá lugar na primeira quinzena de junho, na cidade da Figueira da Foz. A data final da edição 2021 deste que é o maior evento anual dedicado à mobilidade elétrica em Portugal será anunciada brevemente. Mais informações em:

https://www.uve.pt/page/enve-2021-tera-lugar-na-figueira-da-foz/

banner-38.gif