e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

NOVOS MODELOS

Renault: 3 novos híbridos E-TECH

A Renault aumenta agora a sua gama híbrida E-TECH com a chegada de três novos modelos que recebem esta inovadora tecnologia: Arkana, Captur e Mégane berlina, que se juntam assim ao híbrido Clio E-TECH e aos híbridos plug-in Captur e Mégane Sport Tourer. O SUV coupé Arkana vai chegar à Europa equipado com uma motorização E-TECH Hybrid e uma grande panóplia de tecnologias. Quanto ao SUV urbano Captur, passará a dispor da motorização E-TECH Hybrid, em complemento da versão E-TECH híbrida recarregável já em comercialização. Finalmente, depois da versão Sport Tourer também o novo Mégane berlina vai passar a dispor da motorização E-TECH Plug-in Hybrid: com 160 cv, esta tecnologia dispõe de uma bateria de 9,8 kWh (400 V) de capacidade e de uma autonomia que permite circular em modo 100% elétrico até 50 quilómetros em ciclo misto WLTP e até 65 quilómetros em ciclo urbano. Desenvolvida e patenteada pela Renault, a tecnologia híbrida E-TECH associa dois motores elétricos, uma inovadora caixa de velocidades e um motor térmico, oferecendo as vantagens de uma motorização elétrica – arranque silencioso e sistemático em modo elétrico, regeneração da bateria na desaceleração e travagem, e prazer de condução – e permitindo, diz a marca, circular em cidade até 80% do tempo em modo elétrico e reduzir os consumos até 40%. Adicionalmente, além da motorização “full hybrid”, os novos Renault Arkana e Renault Captur estreiam igualmente uma solução de micro-hibridização 12 V nos motores a gasolina 1,3 TCe 140 e 160. Os novos modelos E-TECH Arkana (híbrido), Captur (híbrido) e Mégane berlina (híbrido plug-in) serão comercializados na Europa a partir do primeiro semestre 2021.

CARREGAMENTO

EMEL abre 2 pontos de carregamento

para VE na via pública

A EMEL abriu à exploração dois pontos de carregamento de veículos elétricos, situados em Entrecampos, junto ao Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa. Esta iniciativa resulta de um protocolo assinado com a EDP Distribuição, no âmbito do projeto “Sharing Cities”, projeto que tem como objetivo a aplicação de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade urbana que tornem as cidades mais inteligentes e eficientes. Estes dois pontos são compostos por um Posto de Carregamento Rápido (PCR), que permite o carregamento de um VE a uma potência de 50 kW (DC); e um Posto de Carregamento Semirrápido (PSR), que permite o carregamento em simultâneo de dois VE, a uma potência de 22 kW (AC). A EMEL dispõe atualmente de um total de 26 postos de carregamento de veículos elétricos (correspondendo a 52 tomadas) em cinco dos seus parques de estacionamento, aos quais se juntam agora estes dois novos pontos na via pública.

ELETRIFICAÇÃO

Mondeo: Ford transforma motores a gasolina

em híbridos completos

A Ford acaba de anunciar a transformação de 100% da produção de motores a gasolina do seu modelo Mondeo em sistemas híbridos completos (que oferecem a possibilidade de conduzir em modo puramente elétrico, sem que os utilizadores tenham de carregar a bateria através de fontes de energia externas). O objetivo é, claro, otimizar a eficiência, com a marca a explicar que a tecnologia híbrida completa é uma das soluções que ajudam os clientes a avançar com confiança para a eletrificação, podendo ser especialmente benéfica para os condutores que querem aumentar a eficiência do consumo de combustível mas não dispõem de um ponto de carregamento elétrico em casa ou no trabalho. Os clientes do Mondeo, modelo Ford disponível com carroçaria de quatro portas ou na versão “station wagon”, terão agora a possibilidade de escolher entre o eficiente motor híbrido completo ou o diesel EcoBlue 2.0. O Mondeo “full hybrid” combina um motor de combustão especialmente desenvolvido – bloco de gasolina Atkinson de 2 litros – com um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 1,4 kWh. “A mudança para híbrido completo na nossa linha de produção do Mondeo a gasolina é outro passo importante na viagem da Ford rumo à eletrificação”, afirma Roelant de Waard, vice-presidente de marketing, vendas e serviços da Ford Europa, acrescentando: “Para clientes que conduzem menos de 20.000 km por ano, o nosso Mondeo Hybrid é uma escolha inteligente, oferecendo um desempenho ainda melhor do que o gasóleo, e conduzindo em modo elétrico sem medo da autonomia ou da necessidade de carregamento”. O Mondeo Hybrid é produzido na fábrica da Ford em Valência, onde a marca também fabricará a partir do início do próximo ano as variantes “full hybrid” do S-MAX e do Galaxy.

NOVOS MODELOS

Citroën ë-SpaceTourer:

abertura das encomendas em Portugal

Apresentado no passado mês de maio, o novo Citroën ë-SpaceTourer já está disponível em Portugal, com a abertura das encomendas para o mercado nacional em toda rede de concessionários da marca: os preços começam nos 34.884€ para empresas (com dedução de 100% do IVA) e a partir de 42.907€ para particulares. Integrando a estratégia de eletrificação da marca francesa, que prevê o lançamento ainda este ano de um total de 5 modelos eletrificados (além deste, também os ë-C4, C5 Aircross Hybrid, ë-Jumpy e ë-Jumper), o ë-SpaceTourer é um automóvel para transporte de passageiros 100% elétrico que junta os benefícios da condução zero emissões a todos os argumentos já conhecidos do SpaceTourer, nomeadamente estar disponível em 2 comprimentos – M e XL – para cada versão de equipamento, que permitem acolher até 9 pessoas a bordo; um habitáculo altamente configurável; as 15 tecnologias para uma condução tranquila; e a altura de 1,90m que permite o seu acesso a todos os parques de estacionamento (incluindo em zonas reservadas a veículos de baixas emissões). O ë-SpaceTourer é ainda proposto em 2 versões distintas: Feel (vocacionada para famílias numerosas e para quem gosta de viajar em grupo) e Business (esta mais vocacionada para profissionais). O ë-SpaceTourer oferece 2 níveis de autonomia elétrica, consoante a capacidade das baterias: 230 km, no caso da versão de 50 kWh, disponível de imediato; e 330 km, para a versão com bateria de 75 kWh, a lançar em 2021. A chegada das primeiras unidades está agendada para dezembro.

MOBILIDADE ELÉTRICA

PRIO: carregamento elétrico

com energia 100% renovável

A PRIO anuncia que vai passar a comercializar energia elétrica com origem apenas em fontes renováveis. Esta energia 100% renovável estará disponível a partir de novembro para os utilizadores do cartão PRIO Electric (sem qualquer custo acrescido para os clientes), lançado em 2017 e que permite o acesso aos mais de 1000 postos da rede pública de carregamento elétrico em território nacional. Adicionalmente, sempre que um utilizador desse cartão carregar o seu carro em qualquer ponto de carregamento MOBI.E, esteja ou não dentro de um posto PRIO, irá estar a fazê-lo com energia com origem em fontes 100% renováveis, avança a PRIO. A energética portuguesa anuncia ainda que com esta medida “dá mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade, oferecendo energia mais ecológica, com uma menor pegada ambiental e ao mesmo preço”. Este novo passo surge enquadrado no investimento já anunciado em mobilidade elétrica que a PRIO está a fazer até 2025, o qual irá passar também pelo reforço nos próximos anos da sua rede de postos de carregamento elétrico: além de investir na componente tecnológica, dos atuais 190 pontos, até 2025 essa rede irá crescer para 300 postos.

DESPORTO

Nico Rosberg vai ter equipa na Extreme-E

Antigo campeão do mundo de Fórmula 1 e reconhecido ativista pela sustentabilidade e pela mobilidade elétrica, Nico Rosberg anunciou a criação da equipa Rosberg Xtreme Racing, que vai participar na primeira temporada da Extreme-E. Recorde-se que há algumas semanas o seu antigo colega de equipa na F1, Lewis Hamilton, tinha anunciado o mesmo. Este novo campeonato a disputar por veículos elétricos “off-road” terá início no próximo ano e vai passar por vários locais remotos do planeta (Lac Rose no Senegal; região desértica de Sharaan na Arábia Saudita; Vale Kali Gandaki no Nepal; Kangerlussuaq na Gronelândia; e Santarém do Pará na Amazónia brasileira) que estão na primeira linha das alterações climáticas, juntando assim o fator desportivo à consciencialização para a necessidade de proteger o meio ambiente. “Este campeonato representa uma oportunidade incrível não apenas para despertar atenções mas também para inspirar ação no combate contras as alterações climáticas – atualmente a maior ameaça ao nosso planeta”, comentou Nico Rosberg na apresentação da sua equipa de Extreme-E.

Veja aqui o vídeo de apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=_JqkOe9uHQc

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados