AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

Mercado

DS: GAMA E-TENSE CHEGA A PORTUGAL

Marca premium do Groupe PSA, a DS Automobiles deu já início às primeiras entregas em Portugal dos seus modelos eletrificados DS 3 Crossback E-Tense (100% elétrico) e DS 7 Crossback E-Tense 4x4 (híbrido plug-in). O lançamento destas novidades assume-se como um importante marco na estratégia de eletrificação da DS, marca que a partir de 2025 irá disponibilizar todos os seus novos modelos exclusivamente em versões eletrificadas. Combinando motor a gasolina PureTech de 200 cavalos e dois motores elétricos, associados a uma transmissão de quatro rodas motrizes, a requintada variante híbrida plug-in E-Tense 4x4 passa a ser o topo de gama do DS 7 Crossback; oferece 300 cavalos de potência e 520 Nm de binário, com uma autonomia elétrica anunciada de 58 km e apenas 30 gramas de CO2 por quilómetro (ciclo WLTP); os preços do DS 7 Crossback E-Tense 4x4 no mercado nacional iniciam-se nos 53.800€. Já o DS 3 Crossback E-Tense é o primeiro SUV premium 100% elétrico do segmento B, caraterizando-se por níveis elevados de conforto e de isolamento acústico; com um motor de 100 kW e uma bateria de 50 kWh, acelera dos 0 a 50 km/h em 3,3 segundos e alcança os 320 km de autonomia (WLTP); em Portugal está disponível a partir de 41.000€. Ambos os modelos contemplam a oferta de uma wallbox de 7,4 kW para os clientes particulares.

Mobilidade urbana

LISBOA VAI TER ZONA DE EMISSÕES REDUZIDAS

A Câmara Municipal de Lisboa apresentou recentemente a Zona de Emissões Reduzidas (ZER) que entrará em vigor já a partir do próximo mês de junho no eixo entre a Avenida da Liberdade e a Baixa-Chiado da capital portuguesa. Destinado a renovar o espaço público, restringindo o acesso e a circulação rodoviária no centro histórico da cidade, este plano com efeito direto na circulação automóvel resulta, explica o município lisboeta, do compromisso de reduzir em  60% as emissões de CO2 até 2030 e de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Acrescentando que, com as alterações agora anunciadas, vão entrar na zona abrangida menos 40.000 carros, o que vai equivaler a menos 60.000 toneladas de CO2 por ano. Além de prever medidas como o reforço dos transportes públicos, ordenamento de cargas e descargas, criação de novas ciclovias, alargamento e recuperação dos passeios e pavimentos, redução do estacionamento e obras de requalificação, as alterações vão implicar que o acesso à ZER possa ser feito apenas por veículos autorizados, moradores, comerciantes, cuidadores, detentores de estacionamento e garagens, veículos elétricos e motociclos. A Zona de Emissões Reduzidas contempla várias fases de implementação: agora em fase de apresentação nas juntas de freguesia, associações de moradores e comerciantes, e ainda na assembleia municipal, o plano será depois enviado para consulta pública; em maio serão registados os veículos autorizados, e em junho e julho terá início o funcionamento da primeira fase, com caráter de informação e sensibilização; finalmente, em agosto os acessos à ZER serão já plenamente controlados.

Veja o vídeo de apresentação em: zer.lisboa.pt/

Evento

FÓRUM NISSAN DA MOBILIDADE INTELIGENTE

“Porque o futuro começa hoje”... Esse é o mote para a 4.ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente, evento a ter lugar já na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, e que vai reunir em Lisboa prestigiados especialistas internacionais e nacionais em mobilidade e sustentabilidade.

Marca pioneira na mobilidade elétrica, a Nissan tem assumido o compromisso de uma Mobilidade Inteligente no sentido estrito da expressão. Um conceito que não se esgota nos automóveis, mas que tem a ver também com novas formas de mobilidade, energia, soluções de circularidade, redes, bem como infraestruturas e cidades, criando um Ecossistema Elétrico que contribui para mudar a forma como conduzimos e também a forma como vivemos. Assim, e com o objetivo de esclarecer, debater, refletir e projetar todas estas temáticas, a Nissan Portugal promove a 4.ª edição do seu Fórum da Mobilidade Inteligente, onde uma vez mais conta com um leque diversificado de oradores nacionais e internacionais, especialistas em diferentes áreas relacionadas com a Mobilidade Inteligente. Condução Inteligente, Energia Inteligente e Integração Inteligente são os painéis em agenda, esperando-se ainda o anúncio de novidades por parte da marca. A edição 2020 deste importante evento anual decorre no Capitólio, Parque Mayer.

Mais informações em: forumdamobilidadeinteligente.pt

Tecnologia

ESPELHOS RETROVISORES DIGITAIS PARA O LEXUS ES 300h

A Lexus prepara-se para lançar na Europa a tecnologia “Digital Side-View Monitor”, sistema de que a marca diz ter sido a precursora mundial em automóveis de produção em série (foi inicialmente introduzido em 2018, no mercado japonês). Trata-se de um sistema de câmaras digitais compactas de alta resolução que substituem os espelhos retrovisores digitais ao transmitirem imagens em tempo real a ecrãs de alta resolução situados dentro do veículo. Os ecrãs fornecem uma visão aprimorada da zona imediatamente ao lado do veículo em todas as condições de condução, reduzindo ou eliminando o ângulo morto e adaptando-se automaticamente para oferecer uma visão ampliada quando o veículo está a circular normalmente ou em marcha-atrás. Garantindo imagens com maior nitidez em todas as condições atmosféricas, esta tecnologia será estreada na Europa já no mês de março, por ocasião do Salão Automóvel de Genebra, equipando o novo modelo sedan híbrido de luxo ES 300h. Em Portugal a disponibilidade do sistema está prevista para finais de 2020. Com a estreia europeia desta novidade num veículo de série, a Lexus continua o compromisso de disponibilizar tecnologias avançadas aos seus clientes com o intuito de aumentar os níveis de segurança e conveniência.

Mobilidade elétrica

JAGUAR PORTUGAL ESTREIA “I-PACE AO DOMICÍLIO”

A Jaguar estreia em Portugal um inovador test-drive: “I-PACE ao domicílio”, teste de condução centrado na experiência do utilizador a bordo do SUV 100% elétrico I-PACE. A Jaguar Portugal criou este teste de condução inovador e personalizado, no qual é o veículo que se desloca a casa do participante e não o contrário. Além disso, cada ensaio será acompanhado por um especialista da marca, que vai poder explicar o funcionamento do automóvel e tirar todas as dúvidas aos condutores. O objetivo da Jaguar é experimentar test-drives centrados nos utilizadores, de forma a tornar um mero teste de condução numa experiência personalizada. A iniciativa “I-PACE ao domicílio” vai estar disponível entre 17 de fevereiro e 1 de março, na zona de Lisboa, e os testes deverão ser marcados em ipaceaodomicilio.pt.

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados