e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

MERCADO

21,5% dos carros vendidos em setembro

foram elétricos e híbridos!

Segundo dados da ACAP, no último mês de setembro foram matriculados em Portugal um total de 13.174 veículos ligeiros de passageiros novos, o que representa uma quebra de quase 10% face ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano (de janeiro a setembro 2020), a variação negativa é superior a 39%. Por tipo de motorização, 44,4% das vendas no mercado nacional em setembro foram carros a gasolina e 32,6% carros a diesel; enquanto as 749 unidades de elétricos a bateria (BEV) matriculadas suplantaram o resultado do mês homólogo (setembro 2019) e representaram um share de 5,7% nas vendas nacionais; já o share de quase 9% (1176 unidades) conseguido no último mês pelos modelos híbridos recarregáveis (PHEV) é um registo nunca antes alcançado por este tipo de motorização eletrificada. Em conjunto, os elétricos recarregáveis (BEV + PHEV) bateram outro recorde absoluto, ao atingirem uma quota de 14,6%. E se somarmos as 907 vendas de setembro referentes a modelos HEV (híbridos eletrificados não recarregáveis), a conclusão é deveras impressionante: 21,5% dos ligeiros de passageiros matriculados no último mês no mercado nacional foram modelos com eletrificação, entre 100% elétricos e híbridos!

VEÍCULOS ELÉTRICOS

'ChargeUpNow':

LeasePlan lança apelo para uma infraestrutura universal de carregamento

“Todas as pessoas devem ter o direito de poder carregar”. É nesta frase que se resume a iniciativa global “ChargeUpNow” agora lançada pela LeasePlan, em conjunto com o parceiro de carregamento inteligente PowerD, apelando a uma infraestrutura universal de carregamento para veículos elétricos. Antecipando a Semana do Clima 2020 assinalada em Nova Iorque em finais de setembro, e à sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas que decorreu na mesma cidade, esta iniciativa serviu de apelo aos responsáveis políticos locais e nacionais para implementarem cinco recomendações específicas que visam assegurar uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável. As recomendações políticas da iniciativa “ChargeUpNow” são:

- Implementar uma rede pública de postos de carregamento rápido para reduzir a velocidade de carregamento de horas para minutos e diminuir a carga nos espaços de carregamento urbano.

- Eliminar a burocracia e facilitar a obtenção de licenças para postos de carregamento privados próximos de residências e escritórios.

- Incluir infraestruturas de carregamento em todos os edifícios residenciais e comerciais recentes.

- Aumentar a utilização de energia verde por VE através de soluções inteligentes de carregamento que utilizam energia solar e eólica com emissões zero.

- Desenvolver parcerias público-privadas entre empresas e governos locais para facilitar as infraestruturas de carregamento rápido nas zonas comerciais.

Para dar início à iniciativa global que defende a implementação dessas cinco recomendações, foi criada uma petição dirigida a governos internacionais e nacionais, que pode ser acedida em GlobalChargeUpNow.com

PRÉMIOS

Peugeot e-208 eleito “Electric Small Car of the Year”

O novo Peugeot e-208 continua a acumular prémios, tendo agora sido eleito “Electric Small Car of the Year” nos primeiros troféus da revista “What Car?” dedicados a modelos elétricos. Na atribuição deste prémio o conjunto de jurados especializados destacou o conceito de “Compre o seu Peugeot, escolha o seu motor”, que permite aos clientes escolherem entre o novo e-208 100% elétrico e as versões térmicas a gasolina ou diesel disponíveis na gama, bem como o interior do e-208 no nível de equipamento Allure Premium, tendo elogiado o “i-Cockpit”, a estética e as tecnologias ou ajudas à condução, o conforto da suspensão e ainda a autonomia da bateria em condições reais de condução. “Tendo em conta todos os parâmetros, o e-208 é o melhor automóvel elétrico compacto que se pode atualmente comprar”, sintetizou Steve Huntingford, chefe de redação da publicação britânica. Recorde-se que o e-208 está equipado com uma bateria de 50 kWh e motor elétrico de 100 kW (136 cv), dispondo de autonomia que permite percorrer até 340 km (no ciclo WLTP) e possibilitando carregamento rápido de 80% da bateria em 30 minutos num posto público de 100 kW. No início deste ano os novos Peugeot 208 e e-208 foram distinguidos com o prestigiado troféu europeu “Carro do Ano”.

NOVOS MODELOS

BMW inicia produção do iX3

A BMW confirmou o arranque da produção do iX3: as primeiras unidades deste novo SUV 100% elétrico começaram já a sair da linha de montagem operada pela “joint venture” BMW Brilliance Automotive em Shenyang, na China. A chegada ao mercado do BMW iX3 deverá acontecer ainda antes do final do ano, sabendo-se já que em Portugal o novo modelo zero emissões da marca alemã estará à venda por um preço recomendado a partir de 80 mil euros. Com o lançamento desta variante iX3, o X3 prepara-se para ser o primeiro automóvel da BMW a usar uma gama completa de motores: gasolina, diesel, híbrido plug-in e agora também 100% elétrico. Recorde-se ainda que o sistema de baterias com capacidade de 80 kWh permite à BMW anunciar para este seu novo modelo uma autonomia até 460 quilómetros e compatibilidade com carregamento rápido até 150 kW.

EVENTO

Oeiras Eco Rally Portugal 2020:

chegou ao fim a 3.ª edição do rali exclusivo

para veículos elétricos

Pedro Morais e Sílvia Coutinho, em BMW i3, foram os vencedores da terceira edição do único rali de veículos exclusivamente elétricos em Portugal, que durante os dias 3, 4 e 5 de outubro contou com um recorde de participações: o Oeiras Eco Rally Portugal 2020 escreveu mais um capítulo na história do desporto automóvel em Portugal ao levar, pela primeira vez, uma competição de veículos elétricos ao Autódromo do Estoril; a terceira secção deste evento foi, assim, a primeira prova de regularidade de carros movidos a energias alternativas disputada em circuito fechado no Autódromo do Estoril, pista que voltou deste modo a abrir as portas a uma prova de um campeonato do mundo organizado pela FIA. Original foi também a iniciativa que permitiu rotular o evento como uma “prova de emissões negativas de CO2”, já que todos os concorrentes plantaram uma árvore, contribuindo assim para a transformação de CO2 em oxigénio e promovendo com esta ação um evento de emissões negativas. Na classificação geral, os segundo e terceiro lugares foram atribuídos, respetivamente, aos espanhóis Txema Foronda/Pilar Rodas, em VW e-Golf; e à dupla franco-polaca Artur Prusak/Thierry Benchetrit, conduzindo um Opel Corsa-e. Durante três dias, a etapa portuguesa integrada no campeonato do mundo FIA (E-Rally Regularity Cup) atendeu ao conjunto de duas componentes, regularidade e consumo, e contou com classificativas, por exemplo, nas serras da Arrábida e de Sintra. As equipas participantes tiveram de demonstrar a sua eficácia realizando a melhor gestão possível do consumo ao longo de todo o percurso e assegurando a regularidade, evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização da prova que contou com 4 secções, 12 setores seletivos e que finalizou com a disputa da “Marginal de Oeiras Power Stage”. Realizada em parceria pelo Classic Clube de Portugal (CCP) e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), esta é a única prova automóvel em Portugal com preocupações ambientais e ecológicas e contou uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. 

TECNOLOGIA

O som do Audi e-tron GT

Ainda antes do final deste ano, as versões S mais desportivas do Audi e-tron vão juntar-se aos atuais e-tron e e-tron Sportback. Mais ou menos ao mesmo tempo, da linha de montagem que a marca alemã opera em Neckarsulm começarão a sair as primeiras unidades acabadas do e-tron GT, a anunciada variante Gran Turismo do modelo 100% elétrico da Audi, que promete combinar alta tecnologia e construção requintada com prestações de superdesportivo. E enquanto se espera pela divulgação oficial dos detalhes técnicos da versão final, a Audi acaba de revelar as primeiras imagens (ainda que “camufladas”) do seu e-tron GT, bem como algumas novidades a nível de construção. Uma delas é o que o fabricante de Ingolstadt chama de “e-som”, um inovador sistema sonoro criado eletronicamente e que equipará em opção o e-tron Gran Turismo: além do agora obrigatório alerta acústico (AVAS) que os veículos elétricos têm de integrar para assinalar a sua presença quando circulam em ambiente urbano a velocidade reduzida (de modo a prevenir acidentes com peões), este sistema oferecerá aquilo que a Audi define como “uma experiência sonora emocional”, com as unidades inteligentes de controlo e os altifalantes estrategicamente colocados a remisturarem em permanência o som emitido pelo veículo em função de variáveis como a velocidade e a posição do acelerador. Para exemplificar na prática, a Audi mostra aqui ao lado como vai ser o som do e-tron GT...

00:00 / 00:47
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados