e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

EVENTO

Encontro Nacional de Veículos Elétricos

é já este fim de semana!

É já no próximo fim de semana (sábado 19 e domingo 20 de setembro) que a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos organiza a edição 2020 do ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos. A Praça do Império em Lisboa vai assim acolher uma nova edição do maior evento dedicado à mobilidade elétrica em Portugal, que este ano estará também inserido na programação da Semana Europeia da Mobilidade, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. De entrada gratuita e destinado aos atuais e futuros utilizadores de veículos elétricos, bem como a todos os interessados no tema da mobilidade elétrica, o ENVE 2020 decorrerá segundo todas as normas de saúde pública em vigor e do seu programa consta a exibição de veículos elétricos disponíveis no mercado (incluindo a estreia nacional de novos modelos como os 100% elétricos Volkswagen ID.3 e Mazda MX-30 ou da gama híbrida E-TECH da Renault), a possibilidade de realizar test-drives, apresentação de soluções de carregamento, esclarecimento de dúvidas, uma tertúlia elétrica, etc...

 

Consulte aqui toda a informação

prática sobre o Encontro Nacional

de Veículos Elétricos 2020...

NOVOS MODELOS

Swace: Suzuki introduz novo modelo

A Suzuki acaba de apresentar o novo modelo Swace, uma elegante e versátil “station wagon” baseada no Toyota Corolla. O Swace é o segundo veículo (depois do Across, SUV híbrido plug-in inspirado no RAV4) a ser fornecido à Suzuki pela Toyota Motor Corporation sob um acordo de colaboração entre as duas empresas. Com início de vendas na Europa previsto até final do ano, este novo modelo Suzuki destaca-se pelo avançado desempenho híbrido, combinando idealmente o motor elétrico e o motor a gasolina de 1,8 litros de modo a oferecer potência e conforto em simultâneo com um baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões CO2, com o sistema híbrido a conduzir o Swace de forma otimizada com o motor a combustão, o motor elétrico (no modo EV o veículo é movido exclusivamente com energia fornecida pela bateria) ou ambos, dependendo das condições de condução. O Suzuki Swace está ainda dotado de funções avançadas de assistência à condução.

CARREGAMENTO

Power Dot internacionaliza operação

Empresa portuguesa especializada em carregamento de veículos elétricos, a Power Dot anuncia a criação de uma rede exclusiva de postos de carregamento rápido em França através de uma parceria com a Uber. A operação assinala a entrada desta empresa 100% portuguesa em mercados internacionais. Os quatro “power hubs” de carregamento elétrico deverão começar a ser lançados no final de 2020 e ficarão localizados em Paris. Cada “hub” terá capacidade para carregar simultaneamente entre quatro a seis veículos e destina-se exclusivamente a motoristas que utilizam licenças de veículos com condutor (TVDE) e que trabalham com a Uber. As instalações terão capacidade para carregar mais de 600 veículos por dia e poupar mais de 5700 toneladas de CO2 por ano. “Esta parceria com a Uber é um importante passo no processo de internacionalização da Power Dot e marca o primeiro projeto em novos mercados, com o objetivo de promover o futuro da mobilidade elétrica através de soluções de carregamento. Estamos alinhados com o compromisso global da Uber em tornar-se numa plataforma de mobilidade com zero emissões até 2040 e empenhados em contribuir para criar as condições necessárias do ponto de vista de infraestruturas, como os nossos Power Hubs, no sentido de acelerar a eletrificação do setor automóvel europeu”, refere José Sacadura, CEO da Power Dot. Este tem sido um ano de fortes apostas na mobilidade sustentável por parte da Power Dot, empresa que inaugurou em julho o primeiro posto exclusivo para carregamento de veículos elétricos em Portugal, num espaço que resultou da conversão de um antigo posto de combustível, em Vila Nova de Gaia.

MERCADO

Os preços do Opel Zafira-e Life

O Opel Zafira-e Life já tem gama e preços para Portugal, com a marca alemã a anunciar a abertura das encomendas para este novo modelo elétrico: integrando todas os pontos fortes das versões equivalentes a combustão, e acrescentando as vantagens adicionais da locomoção silenciosa e livre de emissões, o Zafira-e Life é proposto no mercado português numa gama completa de três níveis de equipamento, com preços a partir de 49.520 euros. Esta nova proposta no mercado dos automóveis de passageiros com bancos múltiplos está também disponível em três comprimentos de carroçaria – L1 (“S”), L2 (“M”) e L3 (“L”) –, em configurações até nove lugares. Com um sistema de motorização elétrica com 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário máximo, o Zafira-e Life oferece, diz a marca, um desempenho superior ao da maioria dos veículos multiuso (MPV) elétricos. Dependendo das necessidades de utilização, é possível optar entre dois “packs” diferentes de baterias: um com 75 kWh, que garante autonomia até 330 quilómetros; e outro de 50 kWh, para uma autonomia até 220 km.

DESPORTO

Lewis Hamilton aposta na Extreme E

Na mesma altura em que se prepara para bater todos os recordes de vitórias na Fórmula 1, o campeão do mundo Lewis Hamilton, conhecido também pelo seu ativismo ambiental, anuncia a criação da sua própria equipa de competição: a “X44” vai participar no Extreme-E, campeonato a disputar a partir de 2021 por veículos elétricos “off-road” em vários locais remotos do planeta (Lac Rose no Senegal; região desértica de Sharaan na Arábia Saudita; Vale Kali Gandaki no Nepal; Kangerlussuaq na Gronelândia; e Santarém do Pará na Amazónia brasileira) que estão na primeira linha das alterações climáticas, juntando assim o fator desportivo à consciencialização para a necessidade de proteger o meio ambiente. “A Extreme-E despertou realmente o meu interesse devido à sua componente ambiental. Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença, e significa muito para mim poder usar a minha paixão pela competição, juntamente com a minha paixão pelo nosso planeta, de modo a causar um impacto positivo”, explicou Lewis Hamilton no vídeo de apresentação da sua equipa de Extreme-E, vídeo que podemos ver na íntegra aqui:

 https://www.youtube.com/watch?v=s7DJ1rWW9C4

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados