e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

MERCADO

Vendas 2020: share dos elétricos recarregáveis ultrapassa 11%

O mercado automóvel registou uma queda de 41,2% nos primeiros oito meses deste ano; só nos ligeiros de passageiros, essa queda chegou aos 42% comparando com o mesmo período do ano passado. Ainda assim, de assinalar a recuperação conseguida em agosto, mês em que a evolução foi de -8,6% face ao mesmo mês de 2019, um número bem melhor que aqueles registados desde o início da pandemia; e nos veículos ligeiros de passageiros, a variação negativa foi mesmo mínima: -0,1%. Ainda de acordo com os mais recentes dados estatísticos da ACAP, e ainda nos ligeiros de passageiros, se as matrículas de carros a gasóleo continuaram a diminuir em agosto, já as dos automóveis a gasolina registaram uma ligeira subida face ao mês homólogo.

Com o mesmo nível de vendas de julho, os veículos 100% elétricos voltaram a vender mais em agosto 2020 que um ano antes, o que já não sucedia desde março; Tesla, Renault e Nissan foram as marcas mais vendidas. Em termos de motorizações, os campeões de vendas continuam no entanto a ser os híbridos plug-in, que no último mês mantiveram a tendência de grande crescimento, com Mercedes-Benz, Volvo e BMW a liderarem os registos, tendo conseguido comercializar mais do dobro dos BEV (882 PHEV, contra 429 BEV). Em conjunto, as matrículas de novos veículos elétricos recarregáveis (100% elétricos e híbridos plug-in) tiveram um crescimento homólogo superior a 70%, tendo representado 10,6% do total de 12.400 automóveis ligeiros de passageiros matriculados em agosto 2020. Contabilizando os 8 meses deste ano, o share dos carros elétricos recarregáveis já ultrapassa os 11%.

NOVOS MODELOS

Peugeot renova 3008

A Peugeot acaba de divulgar os detalhes do “restyling” do modelo líder no mercado dos SUVs compactos (conta com mais de 800 mil unidades produzidas desde o seu lançamento, em 2016). O renovado 3008 apresenta um novo design no qual se destacam a frente redesenhada, novas luzes traseiras “Full LED”, novas cores de carroçaria e uma inédita opção “Black Pack”. A isso acrescenta um alargado conjunto de novas tecnologias, incluindo sistemas de ajuda à condução de última geração, um novo “i-Cockpit” com painel de instrumentos digital de elevada qualidade e “touchscreen” de 10 polegadas de alta definição. Já a nível de motores, a nova geração do Peugeot 3008 oferece motores híbridos plug-in, com tração às duas ou quatro rodas, e motores térmicos, a gasolina ou diesel, que prometem combinar prazer de condução e eficiência. As motorizações híbridas recarregáveis voltam a ser duas: Hybrid4 de 4 rodas motrizes, com 300 cv e 59 km de autonomia 100% elétrica; e Hybrid de 2 rodas motrizes, com 225 cv e 56 km de autonomia elétrica. Ambas anunciam tempos de recarga da bateria entre 1h45 (a partir de uma “wallbox” 7,4 kW) e 7 horas (a partir de uma tomada standard 8A a 3,7 kW. O novo Peugeot 3008 começará a ser comercializado na Europa no final deste ano.

APRESENTAÇÃO

Fiat 500 elétrico: primeiro “test-drive”

Assinalando a abertura das encomendas da edição de lançamento “la Prima” berlina do Fiat 500 elétrico, a marca italiana divulgou um vídeo no qual o Presidente da Fiat Brand Global faz o primeiro "test-drive" ao volante do novo modelo. Nesse vídeo, Olivier François conduz em antestreia absoluta o 500 100% elétrico por locais simbólicos que fizeram a história do modelo ícone da Fiat ao longo das ruas de Turim, destacando ao mesmo tempo as suas principais características. Associando a imagem e a história deste automóvel icónico da Fiat a modernas inovações tecnológicas e aos imperativos da mobilidade elétrica, o 500 elétrico já pode ser encomendado na edição inaugural “la Prima” em todos os concessionários Fiat.

DESPORTO

Alpine entra na Fórmula 1

A partir da próxima temporada, a participação do Grupo Renault na Fórmula 1 vai ser assegurada pela Alpine F1 Team. “Ao renomear a sua escuderia com o nome Alpine, o Grupo Renault coloca as cores da excelência francesa no coração da Fórmula 1”, anuncia o construtor em comunicado, passando assim a Alpine a ombrear com os maiores nomes do desporto automóvel. A entrada no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 é pois um regresso às origens, uma vez que a Alpine é uma marca nascida na competição automóvel, reconhecida nomeadamente pelos sucessos e recordes na resistência e nos ralis. O chassis do monolugar 2021 estará a cargo da Alpine, enquanto o motor híbrido continuará a ser um Renault E-TECH, com o Grupo a afirmar-se mais determinado do que nunca em voltar ao caminho dos pódios e das vitórias com as novas cores: “A Alpine tem lugar na Fórmula 1 e com ambições de poder vencer”, afirma Cyril Abiteboul, chefe de equipa da Renault DP World F1 Team.

NOVOS MODELOS

Jeep Wrangler híbrido plug-in em 2021

Na gama Jeep, também o modelo Wrangler vai passar a ser oferecido numa variante híbrida plug-in, juntando-se assim às versões 4xe do Renegade e do Compass na oferta de veículos eletrificados da marca. O Wrangler 4xe estará disponível na Europa, China e Estados Unidos em princípios de 2021, disponibilizando motor de quatro cilindros em linha turbocomprimido de 2 litros de alta tecnologia combinado com dois motores elétricos e um pacote de baterias. Com 375 cv de potência total e até cerca de 40 km em modo de funcionamento exclusivamente elétrico (ciclo de homologação dos EUA), o novo Jeep Wrangler anuncia eficiência, economia de combustível e desempenho, prometendo ainda manter intacta a lendária capacidade em “off-road”.

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados