AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

CARREGAMENTO ELÉTRICO

Nissan, Galp e AddVolt testam carregamento móvel

nas praias do Algarve

A Nissan está a participar num projeto-piloto que testa um conceito inovador de carregamento móvel de automóveis elétricos: uma Nissan e-NV200 está a levar a energia das baterias Nissan a diversas praias do Algarve, numa iniciativa da Galp que testa um conceito pioneiro para carregamento da bateria de automóveis elétricos em qualquer lugar. O projeto recorre a energia da Galp, utiliza baterias de Nissan LEAF e tem tecnologia desenvolvida pela “startup” portuguesa AddVolt. Os condutores de automóveis elétricos que estejam no Algarve vão assim poder recarregar as baterias dos seus automóveis com recurso a esta tecnologia: durante este teste, os carregamentos serão gratuitos e terão a duração de 15 minutos cada, o que permitirá uma autonomia estimada de até 35 km, dependendo do modelo de automóvel. Procurando antecipar as necessidades dos utilizadores de automóveis elétricos, a Nissan, a Galp e a AddVolt inauguram assim em Portugal mais uma faceta inovadora da mobilidade elétrica, que permitirá aos clientes vir a requisitar um serviço de carregamento móvel em local e hora da sua conveniência. Esta fase de teste no Algarve pretende ainda aferir o interesse dos consumidores por esta solução de conveniência, que poderá complementar a atual rede instalada de carregadores e contribuir ao mesmo tempo para a mitigação de eventuais constrangimentos por excesso de procura.

NOVOS MODELOS

Volkswagen ID.4: arranque da produção

A Volkswagen assinalou o início da produção em série de mais um automóvel 100% elétrico: o segundo modelo da família elétrica ID., ID.4, começou a ser produzido na fábrica alemã de Zwickau. “Com o ID.4, a Volkswagen adiciona um veículo totalmente elétrico à sua oferta de SUV compactos, o segmento que regista maior crescimento em todo o mundo”, declarou Ralf Brandstätter, CEO da marca, ao dar início oficial à produção deste novo modelo. Baseado na plataforma modular MEB (a mesma do ID.3), o Volkswagen ID.4 anuncia autonomia máxima até 500 km e deverá ser proposto em diferentes versões de bateria e de potência. A estreia mundial está agendada para o final de setembro.

NOVIDADE

Vem aí o Citroën AMI

A Citroën confirma que se prepara para lançar também em Portugal o AMI. Não escondendo a inspiração num dos mais emblemáticos automóveis da centenária história da marca francesa, o icónico “2 cavalos”, este pequeno veículo 100% elétrico anuncia-se como uma solução de mobilidade acessível que responde aos desafios do impacto ambiental: pensado para tornar a mobilidade urbana acessível e fácil para todos, o Citroën AMI é um veículo zero-emissões compacto (2,41m de comprimento, 1,39m de largura e 1,52m de altura) e com um ângulo de viragem ágil, o que o torna ideal para as ruas mais estreitas das cidades, centros urbanos e lugares de estacionamento mais apertados. Vem equipado com uma bateria de 5,5 kWh, com autonomia máxima de 70 km, que pode ser totalmente carregada em apenas 3 horas a partir de uma tomada elétrica doméstica padrão. Com uma velocidade máxima de 45 km/h, pode ser conduzido por qualquer pessoa a partir dos 16 anos de idade, sem carta de condução nalguns países europeus (14 anos em França). Com esta visão inovadora sobre o futuro da mobilidade urbana, a Citroën inova também no modelo de comercialização: com a crescente adesão ao e-commerce em mente, o AMI foi concebido para poder ser adquirido integralmente online e entregue diretamente em casa do cliente, sendo proposto a um preço de aquisição baixo (a partir de 6000 euros em França) e estando disponível também em sistema de aluguer e de “carsharing”. E a originalidade do esquema de comercialização do AMI vai ao ponto de poder ser encontrado à venda em espaços como as lojas FNAC (em França) e El Corte Inglés (em Espanha). Como sintetizou Arnaud Belloni, Diretor Global de Marketing & Comunicação da Citroën, “O AMI dá continuidade a uma longa tradição de veículos Citroën que sacudiram o mercado e introduziram uma nova maneira de pensar”, acrescentando: “Com esta solução 100% elétrica, compacta e protetora, dirigimo-nos a uma nova geração de compradores de veículos elétricos”.

MOBILIDADE ELÉTRICA

CTT: Renault Kangoo ZE33 entregam cápsulas Nespresso

No último mês os CTT e a Nespresso lançaram a iniciativa “Entrega Verde”: apostando na sustentabilidade, esta parceria consiste na entrega a todos os clientes Nespresso residentes no concelho de Lisboa das suas encomendas através de veículos 100% elétricos ao serviço dos CTT. Capital Verde Europeia 2020, Lisboa é assim a cidade escolhida para o arranque deste projeto do qual fazem parte três veículos Renault Kangoo ZE33 Maxi. A utilização destes veículos elétricos irá permitir, face à versão com motorização diesel, uma poupança anual superior a 15 toneladas de CO2 por ano, anunciam os CTT, empresa que conta já com a maior frota ecológica do país no setor da logística, com um total de 315 veículos.

ECORALLY.jpg
PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados