e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

NOVIDADE

IONIQ: Hyundai lança marca dedicada

aos veículos elétricos

A Hyundai Motor vai ter uma marca especificamente dedicada aos veículos elétricos: irá chamar-se IONIQ, encarnando a visão do fabricante sul-coreano para a mobilidade inteligente do futuro, incluindo uma nova geração de automóveis zero emissões e dotados de funcionalidades avançadas de conectividade. E a Hyundai já antecipou os três primeiros modelos a lançar sob a nova marca: o primeiro deles será o IONIQ 5, modelo de produção inspirado no já conhecido protótipo “45”, um CUV (“crossover” coupé/SUV) 100% elétrico esperado para o início de 2021; seguir-se-á o IONIQ 6, berlina elétrica sucessora do concept-car “Prophecy”, a lançar em 2022; e depois, em 2024, o IONIQ 7, este um SUV elétrico de maiores dimensões. Todas estas novidades IONIQ serão baseadas na plataforma E-GMP, nova arquitetura modular Hyundai especificamente dedicada aos automóveis elétricos que oferecerá capacidade de carregamento rápido e autonomia de condução alargada. Inicialmente escolhida para denominar o Hyundai IONIQ (o primeiro automóvel a oferecer três opções de eletrificação num único modelo: híbrido, híbrido plug-in e 100% elétrico), a designação IONIQ é agora adotada pelo fabricante sul-coreano como submarca dedicada em exclusivo aos seus futuros veículos elétricos, assinalando um novo passo rumo ao objetivo já anunciado pelo Hyundai Motor Group para 2025: vender 1 milhão de veículos elétricos a bateria e chegar aos 10% de share de mercado na mobilidade elétrica.

APRESENTAÇÃO

Skoda Enyaq iV a 1 setembro

A Škoda prepara-se para dar a conhecer o seu anunciado primeiro SUV 100% elétrico: a estreia mundial da versão de produção do ENYAQ iV terá lugar a 1 de setembro, em Praga. Em antecipação, a marca chega revelou já alguns esboços do design final deste modelo que assinala o início de uma nova era para a Škoda. Baseado na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen o ENYAQ iV será o primeiro automóvel 100% elétrico produzido de raiz pela Škoda, destacando-se desde já como um SUV de nova geração que associa à eletrificação integral uma nova linguagem de design, com estética apurada, interior espaçoso e versátil, acabamentos em material sustentável e nível elevado de equipamento e de dotação tecnológica em sistemas de infoentretenimento e conectividade. Disponível em várias versões de potência e bateria elétrica, o Enyaq iV oferecerá até 500 km de autonomia anunciada.

TECNOLOGIA

Groupe PSA anuncia nova plataforma elétrica

O Grupo PSA vai reforçar a sua ofensiva elétrica com uma nova plataforma eVMP (electric Vehicle Modular Platform) de elevada performance: para acompanhar a expansão da mobilidade elétrica, entre 2020 e 2025 o grupo industrial francês passará, progressivamente, de duas plataformas multienergias a duas plataformas 100% eletrificadas, adaptando assim o alinhamento da sua oferta ao desenvolvimento do mercado de veículos elétricos. Esta nova plataforma eVMP agora anunciada servirá de base a uma ampla gama de veículos elétricos para os segmentos C e D, que vão das berlinas até aos SUVs, e que serão lançados a partir de 2023 em diferentes regiões do mundo. Concentrando todo o know-how de engenharia do Groupe PSA, a nova plataforma eVMP permitirá uma capacidade de energia embarcada de 60 a 100 kWh, bem como uma arquitetura otimizada, com o construtor francês a confirmar que ao conseguir armazenar 50 kWh por metro disponível entre os eixos esta plataforma posiciona-se desde já como referência no mercado dos veículos elétricos, garantindo uma autonomia 100% elétrica entre os 400 km e os 650 km (ciclo WLTP). A PSA adianta ainda que em determinados mercados poderá propor variantes híbridas baseadas nesta nova plataforma elétrica, de modo a fornecer uma solução de elevado rendimento adaptada a todas as necessidades de mobilidade.

MERCADO

Híbridos plug-in: Volvo é líder de vendas

entre as marcas “premium”

A Volvo Cars é atualmente o construtor automóvel “premium” que mais modelos híbridos plug-in vende na região E.M.E.A. (Europa, Médio Oriente e África). Recentemente divulgados pela IHS, os dados referentes ao primeiro semestre deste ano assim o demonstram, com a marca sueca a somar nesse período um total de 31.310 unidades comercializadas. Números de vendas que correspondem a um aumento de 89,5% na primeira metade de 2020, tendo a gama híbrida plug-in da Volvo (agora comercializada sob a sigla “Recharge”) representado 23,9% do total de unidades vendidas pela marca nesses mercados. “O nosso desempenho na região é ilustrativo do nosso compromisso com a eletrificação. A pandemia veio acelerar a nossa transformação e fortaleceu a nossa determinação. Estes números são a prova clara de que nossa estratégia de oferecer uma opção plug-in em toda a gama é a correta”, afirma 
Björn Annwall, Head of EMEA da Volvo Cars, comentando estes dados de vendas.

EVENTO

ON Mobility Amadora – Semana Europeia da Mobilidade

A edição 2020 do “OnMobility Amadora” já está agendada: irá decorrer a 16 de setembro (horário: 14-19h) no emblemático e centenário espaço dos Recreios da Amadora. O evento servirá também de abertura das atividades da Semana Europeia da Mobilidade. Organizada pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com a EcoMood Portugal e com a Evolut, esta conferência em formato híbrido (presencial/digital) e na qual todas as regras de distanciamento e cuidados de saúde serão escrupulosamente cumpridos (e até excedidos, garante a organização) vai contar ainda com uma área exterior de “Green Experience”, com exposição e experimentação de soluções e veículos sustentáveis. Entre os participantes estarão representantes e decisores governamentais, municipais, associativos, empresariais e académicos, e os temas em agenda incluem uma atualização sobre a evolução de soluções na mobilidade urbana (Painel 1) e a conversão de veículos a combustão para elétricos e híbridos (Painel 2).

Para mais informações sobre o evento: https://www.onmobility.live/

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados