e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

MERCADO

Vendas 1.º semestre 2020:

elétricos e híbridos plug-in com 11,4% de share

Os dados estatísticos revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) indicam que no último mês de junho o mercado automóvel português (veículos ligeiros de passageiros) caiu 56,2% comparativamente ao mesmo período de 2019. Resultado que significa a maior descida a nível europeu. Na União Europeia as vendas deste mercado decresceram em média 22,3% face ao mês homólogo. Números que levam a ACAP a voltar a insistir junto do Governo português que sejam tomadas medidas de relançamento do setor automóvel nacional, a exemplo do que está a acontecer por toda a Europa, com a associação a alertar em comunicado que “se estas medidas não forem, rapidamente, implementadas, iremos ter graves consequências ao nível do tecido empresarial do setor automóvel”.  Portugal o setor automóvel representa – relembra ainda a ACAP – 19% do PIB, 25% do total das exportações de bens transacionáveis, 3,5% do emprego e 21% das receitas fiscais. Se essa é a realidade na totalidade do mercado automóvel nacional, em termos de segmentos o último mês de junho voltou a assistir à recuperação nas vendas de veículos eletrificados recarregáveis, tendo-se registado 1306 unidades matriculadas, um crescimento de +3% comparando com 2019 e de +58% comparando com o mês anterior (maio 2020); com grande destaque para os híbridos plug-in, segmento que duplicou as vendas (+112%) no mês passado. Fazendo as contas ao que vai de 2020, as vendas conjuntas de veículos elétricos a bateria (BEV) e de veículos híbridos plug-in (PHEV) no primeiro semestre deste ano (total de 7519 unidades) representam um share de mercado de 11,4%. Os modelos eletrificados recarregáveis mais vendidos neste primeiro semestre 2020 foram, por esta ordem: Nissan LEAF, Tesla Model 3 e Renault ZOE.

NOVOS MODELOS

Cupra Formentor em vídeo 360°

Os detalhes do novo modelo híbrido plug-in CUPRA Formentor revelados de todos os ângulos, tanto por dentro como por fora: é o que propõe agora a marca desportiva da SEAT, através da divulgação de um vídeo 360º no qual podemos descobrir todos os detalhes, de 6 ângulos diferentes, numa experiência imersiva, deste modelo cujas pré-reservas podem ser feitas desde 8 de julho. Recorde-se que este novo CUV, o primeiro modelo desenvolvido de raiz para a marca CUPRA, junta eletrificação e desportivismo, oferecendo ainda detalhes visuais exclusivos e equipamento personalizado. E que o Formentor vai contar com dois motores de alto desempenho, incluindo um híbrido plug-in até 180 kW (245 cv).

Clique para ver o vídeo: https://youtu.be/u4UV6kVr5sQ

MOBILIDADE ELÉTRICA

LeasePlan: mais um passo para ajudar as empresas

na transição para veículos elétricos

Líder nacional no mercado do “Car-as-a-Service”, a LeasePlan aposta forte na sustentabilidade como parte da sua estratégia, tendo como objetivo anunciado atingir as zero emissões na sua frota total em 2030 e incluindo entre os principais elementos dessa estratégia a sensibilização dos clientes de modo a facilitar a adoção de veículos de baixas emissões. E a LeasePlan dá agora mais um passo nesse sentido, ao estabelecer com outras 9 multinacionais uma parceria com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), para o lançamento de um guia dedicado a auxiliar a transição das empresas para a mobilidade elétrica: o “Corporate EV adoption guide” é um guia online, alojado em https://wbcsdtools.org/goev/, que se foca essencialmente nos veículos 100% elétricos, mas também refere outras alternativas de motorização, como híbridos plug-in (PHEV) e veículos movidos a células de combustível a hidrogénio (FCEV), abordando ainda a eficiência energética da motorização elétrica, os benefícios ao nível dos custos e o ​​potencial de descarbonização. “O guia é mais uma importante ferramenta no apoio à transição para veículos elétricos, num momento em que a mobilidade elétrica mostra sinais de aceleração em Portugal e no mundo. O aumento crescente da quota de mercado, o fim do período transitório dos carregamentos gratuitos desde o dia 1 de julho, que inaugura uma nova era de carregamentos pagos nos postos de carregamento normal (PCN) de acesso público, são tudo sinais que antecedem a fase de crescimento e disseminação da mobilidade elétrica e que confirmam a necessidade de oferecer informação a empresas e particulares que mostrem interesse em mudar”, refere Pedro Pessoa, diretor comercial da LeasePlan Portugal. A LeasePlan destaca que a sua associação a mais um projeto global que pretende acelerar a adoção de veículos elétricos confirma o papel de liderança da empresa na transição do motor de combustão interna para propulsões alternativas, visando atingir as zero emissões até 2030.

CARREGAMENTO

EDP: parques da SABA vão ter 50 pontos

de carregamento elétrico

A EDP Comercial e a Saba acabam de fechar uma parceria para a instalação de 50 pontos de carregamento elétrico em 14 parques de estacionamento geridos pela Saba em 10 cidades do país. Estes postos serão ligados à rede pública MOBI.E e poderão ser utilizados por qualquer condutor de veículos elétricos. Com este acordo, os utilizadores de veículos elétricos passam a ter mais opções de carregamento fora de casa, em espaços públicos um pouco por todo o país. Os primeiros equipamentos vão começar a ser instalados a partir de agosto e mais de metade das instalações deverão estar concluídas até ao final de 2020. Cada parque terá, pelo menos, dois pontos de carregamento, com destaque para o estacionamento da Nova SBE, em Carcavelos, que terá 10 pontos de carregamento disponíveis. Os restantes parques abrangidos pela parceria situam-se nos municípios de Lisboa, Porto, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Aveiro, Cascais, Leiria, Faro e Funchal. Os clientes Saba vão poder usufruir de condições especiais, através do cartão de mobilidade elétrica da EDP Comercial. Este novo acordo permite à EDP Comercial aumentar para mais de 250 o número de pontos de carregamento contratados e que serão ligados à rede pública.

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO NOVEMBRO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados