AO VOLANTE

e-news

A NOVA MOBILIDADE

AUTOMÓVEL EM VíDEO

 

VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

Novo recorde de vendas em janeiro

ELÉTRICOS RECARREGÁVEIS CHEGAM AOS 11% DE SHARE

Já são conhecidos os números de janeiro nas vendas de automóveis novos em Portugal. Do total de ligeiros de passageiros vendidos no primeiro mês do ano no mercado nacional (-8% face ao mês homólogo), grande destaque para a performance registada pelos veículos eletrificados recarregáveis, que com 1599 unidades matriculadas ultrapassaram 11% de quota de mercado, um valor que é recorde absoluto: cerca de 55% dessas vendas foram veículos 100% elétricos (BEV) e 45% híbridos recarregáveis (PHEV). Entre os automóveis elétricos recarregáveis, a marca que mais vendeu em janeiro 2020 foi a Renault, seguida da Nissan, BMW, Mercedes-Benz e Volvo. E em termos de modelos o líder absoluto foi o Renault ZOE, com 230 unidades vendidas.

NOVO FORD PUMA: FIM DE SEMANA DE PORTAS ABERTAS

É já este fim de semana (dias 7, 8 e 9 de fevereiro) que os concessionários Ford abrem as suas portas, de norte a sul do país, entre as 9h e as 19h, para dar a conhecer ao vivo o novo Ford Puma, a mais recente novidade da marca. Os clientes Ford terão assim possibilidade de conhecer de perto as características deste novo SUV com espírito “crossover”, anunciado pela marca como o primeiro veículo no seu segmento a disponibilizar um variado leque tecnológico, que promete, diz a Ford, revolucionar o mercado automóvel. Na prática, o novo Puma destaca-se por aliar a atualidade e apelo da estética SUV à tecnologia EcoBoost Hybrid de 48 V, uma mecânica do tipo “mild hybrid” que proporciona desempenho potente e reativo associado a consumos otimizados. Os clientes que desejem marcar presença devem contactar o concessionário mais próximo para marcação de visita.

Estudo LeasePlan

EMPRESAS APOSTAM CADA VEZ MAIS

NA MOBILIDADE ELÉTRICA

Essa é uma das principais conclusões do 2.º estudo anual “Motorizações”, promovido pela LeasePlan junto de empresas nacionais com frotas entre 75 a 200 veículos. De acordo com este novo estudo, a mobilidade elétrica começa a ganhar alguma maturidade, concluindo (ao comparar com a 1.ª edição) que em apenas um ano já existem soluções 100% elétricas para todos os segmentos analisados. O mesmo estudo da LeasePlan conclui também que se assiste já a um ganho de competitividade assinalável das propulsões 100% elétricas em muitos dos segmentos analisados (os 8 segmentos do estudo representam 86% da frota do mercado de renting), em função dos perfis de quilometragem: no segmento dos Utilitários, para uma quilometragem acima dos 25.000 km/ano a oferta mais competitiva passou a ser a propulsão elétrica; no segmento dos Pequenos Familiares Generalistas, acima dos 20.000 km/ano um modelo elétrico exibe os menores custos totais de utilização; o que acontece também no caso dos Pequenos Familiares Premium a partir dos 35.000 km/ano; já no segmento Médio Familiar, na análise quilométrica o veículo elétrico é o mais competitivo, exceto para quilometragens entre os 10.000 km/ano e os 20.000 km/ano; e no segmento Médio Familiar Premium, independentemente da quilometragem, as versões 100% elétrica e plug-in são as mais competitivas. Tendo em conta a quilometragem mais escolhida pelas empresas (30.000 km/ano), juntamente com o peso relativo de cada segmento nas frotas, a LeasePlan conclui através deste estudo que 65% dos veículos eletrificados têm um custo total de utilização mais baixo do que os veículos a combustão, não sendo pois de admirar que a eletrificação automóvel esteja já hoje no topo da agenda dos gestores de frotas.

Salão Automóvel de Genebra 2020

LEXUS CONFIRMA 3 ESTREIAS EUROPEIAS

Agendada para os dias 5 a 15 do próximo mês de março, a edição 2020 do Salão Automóvel de Genève promete voltar a ser um dos grandes “rendez-vous” do ano. A começar pela estreia de novos modelos. E já se vão conhecendo alguns deles, como é o caso da Lexus, marca que anuncia para o Geneva Motor Show 2020 a estreia europeia de três novidades: a primeira aparição pública europeia do “concept” Lexus LF-30 Electrified, antecipado como uma visão da futura eletrificação da Lexus; a revelação europeia do LC 500 Cabrio, versão descapotável do coupé LC; e sobretudo a estreia na Europa do novo modelo UX 300e. Este UX 300e é o primeiro veículo 100% elétrico a bateria (Battery Electric Vehicle - BEV) da Lexus e o primeiro modelo a ser lançado sob a bandeira “Lexus Electrified”. Esta grande novidade da marca “premium” japonesa apresenta o design diferenciado e a alta funcionalidade do “crossover” urbano UX original, juntamente com o desempenho refinado e dinâmico de condução e todas as qualidades marcantes da Lexus em termos de conforto, excecional qualidade e fiabilidade. O primeiro automóvel exclusivamente elétrico da Lexus vai estar disponível com baterias de iões de lítio de 54,3 kWh de capacidade, suficiente para atingir uma autonomia real que deve andar perto dos 350 quilómetros, fornecendo energia a um motor elétrico de 150 kW (204 cv).

ESTRATÉGIA NISSAN: 100% ELÉTRICOS, ELETRIFICAÇÃO E MOTORES A GASOLINA MAIS EFICIENTES

2020 vai marcar o início em força da eletrificação dos automóveis, muito por culpa dos novos limites para as emissões impostos pela legislação europeia, cujo incumprimento representará para os fabricantes pesadas multas... Mas isso não significa necessariamente o fim das motorizações tradicionais (a gasolina/diesel), muito embora o tema pareça já hoje dividir opiniões, mesmo entre os grandes grupos industriais, com alguns a anunciar que vão pura e simplesmente abandoná-las, enquanto outras marcas preferem apostar em motores cada vez mais eficientes e “limpos”. E nessa discussão sobre o fim anunciado, ou não, dos combustíveis fósseis como fonte propulsora do automóvel, qual é a posição da Nissan?... A essa questão responde, neste extrato de uma entrevista concedida em exclusivo à BlueAuto, Antonio Melica, diretor-geral da marca em Portugal

PROJETO BLUEAUTO
EDIÇÃO MAIO 2020
CONTACTOS

PROPRIEDADE

Press.in, Lda.

NIPC: 505536293

Edifício LACS
Rocha Conde de Óbidos
1350-352 Lisboa

 

Mail: blueauto@pressfactory.pt

A BlueAuto é uma revista de periodicidade mensal dedicada à mobilidade sustentável e às inovações tecnológicas aplicadas ao mundo automóvel.

 

EDIÇÃO MENSAL

 

© 2018 PressFactory - Todos os direitos reservados