
e-news
A NOVA MOBILIDADE AUTOMÓVEL EM VíDEO
VEJA AQUI O PROGRAMA DA SEMANA

MERCADO
Carro do Ano em Portugal:
6 dos 7 finalistas são modelos eletrificados
Já são conhecidos os modelos finalistas candidatos a Carro do Ano em Portugal. O júri da edição 2023 do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal – iniciativa organizada pelo grupo IMPRESA, através da SIC Notícias e do Expresso – escolheu os 7 finalistas, uma lista de modelos na qual se destaca a eletrificação, já que 6 deles estão disponíveis no nosso mercado com algum tipo de motorização eletrificada: Nissan Ariya, Renault Mégane E-Tech e Volkswagen ID.Buzz (100% elétricos), Peugeot 408 (híbrido plug-in), Honda Civic e Renault Austral (modelos “full hybrid”) e Skoda Fabia (este o único dos 7 finalistas não-eletrificado). O Carro do Ano 2023 bem como os modelos vencedores das diferentes categorias a votação (entre elas as de Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in do Ano) serão conhecidos no início de março.

NOVOS MODELOS
Peugeot apresenta 3008 e 5008 HYBRID
Este ano de 2023 vai assistir a uma forte aceleração na eletrificação da gama Peugeot, com o lançamento de versões eletrificadas em todos os modelos da marca francesa; com a chegada ao mercado de novos modelos elétricos como os e-308, e-308 SW e e-408; e ainda com a introdução da nova tecnologia de hibridização suave (MHEV) HYBRID 48V, agora apresentada e a estrear nos SUVs 3008 e 5008. Composto de um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração acoplado a uma inédita caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem com 6 relações e que incorpora um motor elétrico, o sistema Peugeot HYBRID 48V oferece binário adicional a baixas rotações e reduz o consumo de combustível até 15%. Com a possibilidade da bateria recarregar durante a condução, quando em utilização urbana os modelos que recorrem a esta tecnologia podem ser conduzidos – diz a marca – em mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico, com zero emissões; quando a carga da bateria o permite, o sistema HYBRID torna assim possível arrancar, manobrar (estacionar, por exemplo) e conduzir a baixa velocidade em tráfego intenso em modo 100% elétrico. Os novos Peugeot 3008 e 5008 HYBRID começarão a ser comercializados na Europa no segundo trimestre de 2023. E esta nova tecnologia estará em breve disponível noutros modelos da gama Peugeot: 208, 2008, 308, 308 SW e 408.

TECNOLOGIA
Ford: novas baterias para ajudar a tornar
os veículos elétricos mais acessíveis
A Ford anuncia que ainda este ano vai introduzir baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) na sua gama de modelos elétricos, a começar pelo SUV Mustang Mach-E. A marca norte-americana acrescenta que a opção por esta tecnologia LFP como alternativa complementar à química de baterias baseada em níquel-cobalto-manganês (NCM) irá ajudar a tornar os veículos elétricos mais acessíveis e disponíveis para os clientes: apresentando elevados níveis de durabilidade e capazes de tolerar carregamentos mais frequentes e mais rápidos, ao mesmo tempo que contribuem para a redução da dependência de minerais críticos (como o níquel e o cobalto) e de maior custo, as baterias LFP representam menores custos de escala, ajudando assim a Ford a conter, ou mesmo a reduzir, os preços dos VE junto dos seus clientes. Com o objetivo adicional de reduzir os tempos de espera, a Ford introduzirá, já este ano, baterias LFP no Mustang Mach-E, modelo que vê assim aumentadas as opções de propulsão. E para reforçar a sua capacidade de produção de baterias, o fabricante norte-americano anuncia ainda um investimento de 3,5 mil milhões de dólares na construção da primeira fábrica de baterias LFP nos EUA, a qual será inaugurada em 2026.

ELETRIFICAÇÃO
Mazda: 5 novos produtos eletrificados nos próximos 3 anos
Ao mesmo tempo que continua a defender um plano tecnológico multi-soluções como parte da estratégia para reduzir o volume de emissões da sua gama automóvel, a Mazda vai também revelando detalhes sobre futuras novidades elétricas a apresentar num horizonte de médio prazo. É assim que a marca de Hiroshima anuncia agora ir lançar ao longo dos próximos 3 anos um conjunto de 5 novos produtos eletrificados, novidades essas que estarão assentes justamente na arquitetura de plataformas multi-soluções que a Mazda advoga. Uma dessas novidades será uma nova motorização 3.0 a gasolina eletrificada e-Skyactiv G do CX-60, a qual se irá juntar às atuais versões 2.5 e-Skyactiv PHEV (híbrida plug-in) e 3.3 e-Skyactiv D MHEV (híbrida suave) desse modelo SUV; para breve está também anunciado o lançamento da futura gama CX-80, um novo modelo SUV equipado com 3 filas de bancos e com tecnologia híbrida plug-in; com a Mazda a antecipar ainda a chegada, já após 2025, de uma nova arquitetura modular Skyactiv EV, inédita solução tecnológica que permitirá ao fabricante japonês construir de uma forma eficaz automóveis elétricos de várias dimensões assentes numa plataforma comum.

NOVOS MODELOS
O primeiro híbrido plug-in da Mercedes-Maybach
Marca de alto luxo do Grupo Mercedes-Benz, a Maybach lança agora o seu primeiro modelo motorizado com tecnologia híbrida plug-in: assinalando o início de uma nova era para esta marca centenária, o Mercedes-Maybach S 580e reforça ainda mais o caráter exclusivo do Mercedes-Benz S 580e ao juntar o ambiente luxuoso e o estilo personalizado típicos da Maybach à motorização de 510 cv de potência e 750 Nm de binário que resultam da combinação de um eficiente propulsor 3.0 a gasolina de 6 cilindros em linha com 367 cv e de um motor elétrico de 110 kW (150 cv). Apesar das dimensões e do peso, o resultado é a possibilidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos e de atingir os 250 km/h com o máximo de silêncio, conforto e exclusividade, além de dispor de uma autonomia elétrica de até 100 quilómetros WLTP, o que significa que esta limousine de luxo pode ser conduzida sem emissões quer em percursos urbanos quer interurbanos. O Mercedes-Maybach S 580e será lançado inicialmente na China, ficando mais tarde disponível também na Europa e noutros mercados.
1.º Tesla Model Y (137.052 unidades)

2.º Tesla Model 3 (91.475 unidades)

3.º Volkswagen ID.4 (67.490 unidades)

4.º Fiat 500e (66.198 unidades)

5.º Volkswagen ID.3 (53.015 unidades)

6.º Skoda Enyaq (49.566 unidades)

7.º Dacia Spring (48.535 unidades)

8.º Peugeot e-208 (46.616 unidades)

9.º Hyundai Kauai EV (41.226 unidades)

10.º Kia e-Niro (38.522 unidades)
